Data: 30/07/2025
Horário: 18 h30
Ana Regina Rêgo
Os impactos das plataformas digitais e da inteligência artificial na disseminação da desinformação e dos discursos de ódio são o tema central do novo livro da jornalista e pesquisadora Ana Regina Rêgo. A Seta do Tempo: Plataformas, Inteligência Artificial e Desinformação, lançado pela editora Mauad X, combina reflexão filosófica e os resultados de inúmeras pesquisas para analisar as recentes transformações que tornaram, por exemplo, a desinformação um dos produtos mais lucrativos da atualidade.
Segundo a autora, esse sentimento está relacionado ao “ambiente em que tem se desenvolvido nas duas últimas décadas e se potencializado como um câncer social, a saber: a vida virtual nas plataformas digitais e aplicativos de mensagem”. Um ambiente no qual informações falsas circulam em larga escala, alimentam negacionismos históricos, abalam democracias e impactam a vida cotidiana.
“Magnífica promessa de uma comunicação livre, gratuita, universal, plataformas digitais e redes sociais se tornaram o mais poderoso instrumento de difusão da desinformação e dos discursos de ódio”, escreveu Roger Chartier, professor emérito no Collège de France e professor visitante na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, no posfácio do livro.
Para Chartier, embora haja razões legítimas para temer o futuro, o livro também oferece motivos para não ceder ao desespero. Afinal, pesquisas mostram que, além de o público estar preocupado com a desinformação, há também uma crescente resistência às fake news.
Avaliação semelhante é feita pela jornalista Marialva Barbosa, professora titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), que resume, no prefácio do livro A Seta do Tempo, a obra da seguinte forma: “Um painel histórico sobre o presente em que nos movemos, diante de incertezas e desesperanças, mas que aponta saídas possíveis para um mundo governado por modelos, modos e presenças tecnológicas que interferem nas direções da vida e nas expectativas de futuros possíveis”.
Arthur Bezerra
Por que a sociedade da hiperinformação tem tanta desinformação? Por que as redes sociais são tão antissociais? Por que a aceleração das tecnologias nos deixa com menos tempo livre? Essas e outras contradições do mundo atual são abordadas no livro de Arthur Coelho Bezerra. Em uma crítica interdisciplinar que une comunicação, informação, filosofia e economia política, o autor realiza um sobrevoo analítico pelo ecossistema das redes digitais, discutindo temas como economia das plataformas, vigilância de dados, desinformação, discursos de ódio, plataformização do trabalho e soberania tecnológica
Seminário Educação, Informação e Saúde: Proteções Contra à Desinformação
Copyright ©2025 Softaliza. All Rights Reserved Copyright