Palestrantes

Arthur Bezerra

Pesquisador Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/MCTIC). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ). Doutor e pós-doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Vice-representante da América Latina no International Center for Information Ethics (ICIE). Coordena o grupo de pesquisa Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social (Escritos) e o GT5 (Política e Economia da Informação) do ENANCIB. Autor e coautor de obras sobre cultura digital, informação e ética.

Carlos Alberto Ávila Araújo

Professor titular da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG), Doutor em
Ciência da Informação pela UFMG. Pós-doutorado pela Universidade de Salamanca, Espanha. Pós-doutorado pela Universidade do Porto, Portugal. Pesquisador Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.  Atua com  as seguintes temáticas: Epistemologia da Ciência da Informação; Dimensões sociais, culturais e políticas da informação; Estudos de Usuários da Informação; Práticas Informacionais; Desinformação, infodemia e pós-verdade e integridade da informação.

Elizete Vitorino

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutorado pela Universidade do Porto e pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora Produtividade CNPq – Nível 2. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GPCIn, certificado pela UFSC. Desenvolve as seguintes temáticas: Indicadores de Competência em Informação sob o foco da Agenda 2030: estrutura e validação por especialistas

Wilson da Silva Gomes

Professor Titular de Teoria da Comunicação na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador Produtividade CNPq 1 A. Pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. Graduado, mestre e doutor em Filosofia pela Universitas a Scte. Thomae, em Roma, e graduado em Teologia pela Universitas Gregoriana, também em Roma. Dedica-se ao ensino, pesquisa e orientação na área de Comunicação, com foco em comunicação e política, teoria democrática, política em meios digitais e democracia digital. Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD).

Suzana Oliveira Barbosa

Pós-doutorado na Universidade Carlos III de Madrid. Pós-doutorado na Universidade de São Paulo, Pós-doutorado na Universidade de Santiago de Compostela. Doutorado em Comunicação e Cultura contemporâneas pela UFBA. Coordena o projeto de pesquisa “Entre a espada e a parede. A captura do jornalismo pela Big Tech em um contexto pós-convergente”. É a pesquisadora líder do Projeto de Pesquisa #AcesseJOR: protocolo de inovação social para o jornalismo digital (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT No.18/2021 – Faixa A – Grupos Emergentes). Coordenadora do PósCom/UFBA

Ana Maria Caetano de Faria

Doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1994). Pós-doutorado pela Harvard Medical School, Boston, EUA (1998-1999 e 2003). Pesquisadora Visitante na Universitá di Bologna, Itália, em 2011, na Rockefeller University, NY, EUA em 2016. Pesquisadora visitante no Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa, Portugal, em 2022. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2024. Tem experiência na área de Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunologia de Mucosas, Imunobiologia da Nutrição, Tolerância oral, Imunobiologia do Envelhecimento.

Manoel Barral-Netto

Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Doutor em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutorado em Seattle Biomedical Research Institute (SBRI). Pesquisador Produtividade CNPq – SR. Membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Saúde (MCTI) e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). Membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Marco André Feldman Schneider

Professor titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Pós-doutorado em Estudos Culturais no Programa Avançado de Cultura Contemporânea – Fórum de Ciência e Cultura – Universidade Federal do Rio de Janeiro (PACC-UFRJ). Autor dos livros “A Era da Desinformação: pós-verdade, fake news e outras armadilhas” e “A Dialética do Gosto: informação, música e política”. Coordenador dos projetos de pesquisa:
Organização e curadoria da informação nos projetos de pesquisa sobre desinformação do grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i),
COMBATE À DESINFORMAÇÃO NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA, Cartografias da Desinformação: diagnósticos e métodos de resistência.

Sérgio Amadeu

Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC. Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo – USP. Pesquisador Produtividade em Pesquisa CNPq (Nível 2). Membro do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Integrou o Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005 e 2017-2020). Coordenou o Governo Eletrônico da Prefeitura de São Paulo e criou o projeto Telecentros-SP (2001-2002). Sua pesquisa aborda as implicações tecnopolíticas dos algoritmos, Inteligência Artificial, ativismo digital, comunicação, controle social, privacidade e práticas colaborativas online. Autor de diversos livros, como Tudo sobre tod@s e Exclusão Digital.

Jussara Borges de Lima

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Pós-Doutorado na Univerdade Carlos III de Madrid.  Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Atua nas seguintes áreas: Informação e Comunicação, com ênfase em competências infocomunicacionais e a participação social de indivíduos e organizações.

Andrea Cristina Santos

Professora Adjunta B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Diretora do Departamento de Ciências Humanas, da UNEB, campus III, Juazeiro (BA). Doutora em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Atua com as seguintes temáticas: História do Jornalismo, Memória, Cultura, Comunicação e Inovação; Comunicação e Saúde

Maria Isabel Barreira

Professora Titular do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (ICI/UFBA). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFBA. Doutorado em Educação pela UFBA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Competência e Comportamento: Processos de Produção, Inovação e Comunicação da Informação.  Pesquisa temáticas relacionadas às bibliotecas escolares, memória,  bibliotecas comunitárias, leitura, currículo, competência informacional, metodologia da pesquisa, formação docente e arquivo escolar.

Maria Lígia Rangel Santos

Professora Titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Doutora em Saúde Coletiva pela  UFBA, Pós-doutorado pela Universidade Aberta de Lisboa. Coordenadora adjunta da Rede UNA-SUS UFBA. Suas áreas de atuação incluem risco à saúde, comunicação e saúde, saúde do trabalhador, educação a distância, vigilância sanitária, participando do projeto intitulado Enfrentamento à desinformação em Ciência e Saúde: construindo formas de proteção em vacina, saúde mental, imagem corporal e nutrição.

Maria Ataide Malcher

Professora Associada da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora colaboradora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Representante da área de Ciências Humanas e Sociais no Conselho Deliberativo do CNPq.  Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e líder do Grupo de Pesquisa em Processos de Comunicação (Pespcom/CNPq). Desenvolve estudos sobre comunicação pública da ciência, midiatização, audiovisual, metodologias da comunicação e interfaces culturais na América Latina.

Daniela Silva

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grade do Sul (UFRGS). Doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea (PosCom/UFBA). Atua com as seguintes temáticas:  fenômeno da Desinformação, a Educação Midiática, as competências em Informação e em Comunicação e a participação jovens para um uso mais saudável, ética e responsável dos ambientes digitais.

Igor Sacramento

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Laces/Icict/Fiocruz). Pós-Doutor em Ciência Social, Política e Sapude pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França. Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador Produtividade em Pesquisa – Nível 2. Coordena os seguintes projetos de pesquisa: As redes de comunicação e a confiança nas vacinas: um estudo da perspectiva de usuários de unidades básicas de saúde; A experiência como evidência: a internet e os testemunhos antivacinação no Brasil contemporâneo (1999-2022) e Formação de trabalhadores da atenção primária à saúde para o enfrentamento à desinformação sobre vacinação, Negacionismo e desinformação: saúde e doença em tempos de pós-verdade

Luisa Massarani

Pós-Doutorado pela University College London. Pós-Doutorado na Oregon State University. Doutorado na Área de Gestão, Educação e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Pesquisadora no Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Coordenadora do SciDev.Net.  Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B. Coordena os seguintes projetos de pesquisa: “Fluxos globais de desinformação cientifica”; “Desinformação nas mídias digitais e seu impacto na saúde de brasileiros e brasileiras: análise das práticas informacionais em comunidades indígenas do povo Baniwa e Koripaki”, “Desinformação nas mídias digitais e seu impacto na saúde de brasileiros e brasileiras: Análise das práticas informacionais em comunidades indígenas, quilombolas e outros grupos populacionais vulnerabilizados”.

Johanna Monagreda

Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM/UFMG). Doutora  em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Consultora na Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa. Pesquisadora do Grupo de pesquisa sobre gênero, raça, cultura sociedade da Universidade do Estado da Bahia CANDACES.  Graduação em Ciência Política e Administração pela Universidad Central de Venezuela. Desenvolve pesquisas na área de proteção de dados pessoais, privacidade, inteligência artificial, raça e racismo, movimentos sociais afrolatinoamericanos, gênero e feminismo

Cristina Araripe

Pesquisadora Titular da Fiocruz. Doutora em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz. Representante da Fiocruz no Comitê do Programa Nacional de Popularização da Ciência, o Pop Ciência. Coordenadora Nacional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma). Atua nas seguintes áreas: educação em ciências, iniciação científica na educação básica, difusão do conhecimento científico e tecnológico, instituições públicas de pesquisa.

Edgar Rebouças

Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenador-geral do Núcleo de Comunicação da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde e membro do Comitê de Enfrentamento da Desinformação sobre o Programa Nacional de Imunizações. Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Pós-doutorado no Canadá e no Brasil. Coordenador do Observatório da Mídia e tem experiência em pesquisa sobre indústrias culturais, políticas de comunicação, direitos humanos e desinformação.

Elisa Andries

Mestre em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz. Graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação e Turismo Helio Alonso. Tecnologista em saúde pública na Fundação Oswaldo Cruz. Coordenadora da comunicação social da FIOCRUZ/RJ. Tem experiência em Saúde Coletiva, com ênfase em informação e comunicação em saúde, atuando em temas como comunicação de crise, jornalismo, gestão do conhecimento e redes sociais.

Nina Santos

Pesquisadora no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digtal (INCT.DD) Pós-doutorado no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital e pesquisadora associada do Centre d’Analyse et de Recherche Interdisciplinaires sur les Médias (Université Paris II) (2019). Foi pesquisadora visitante no CAIS (Alemanha) e na Université de Louvain-la-Neuve (Bélgica). Desenvolve pesquisa sobre democracia digital, movimentos sociais e ecossistemas de comunicação. Sua pesquisa atual foca-se principalmente em questões de mediação, visibilidade e autoridade na era da comunicação digital.

Antonio Brotas

Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC. Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo – USP. Pesquisador Produtividade em Pesquisa CNPq (Nível 2). Membro do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Integrou o Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005 e 2017-2020). Coordenou o Governo Eletrônico da Prefeitura de São Paulo e criou o projeto Telecentros-SP (2001-2002). Sua pesquisa aborda as implicações tecnopolíticas dos algoritmos, Inteligência Artificial, ativismo digital, comunicação, controle social, privacidade e práticas colaborativas online. Autor de diversos livros, como Tudo sobre tod@s e Exclusão Digital.

Thaiane Moreira Oliveira

Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab). Pesquisadora do INCT em Disputas e Soberania Informacional (DSI), do INCT em Administração de Conflitos (Ineac), do INCT em Comunicação Pública da Ciência (CPCT), da Cátedra Unesco de Multilinguismo e da Rede Nacional de Ciências para Educação. Fundadora da Rede Latmétricas. Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Desenvolve pesquisa nas áreas de desinformação relacionada à ciência, disputas sobre a informação e comunicação científica, educação científica e circulação e políticas de avaliação da produção de conhecimento

Tarcízio Silva

Doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Pesquisador especializado em governança e impactos sociais de tecnologias digitais, como internet e inteligência artificial. É curador na Desvelar, consultor na Nanet e professor no Instituto Sumaúma. Autor do livro Racismo Algorítmico e foi Fellow da Fundação Mozilla (Senior Tech Policy Fellow 2023-2025 e Tech + Society Fellow 2020-2022). Organizou obras como Griots e Tecnologias Digitais e Comunidades, Algoritmos e Ativistas Digitais.

Maria das Graças Rojas Soto

Doutora em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atua no desenvolvimento de ações e projetos de pesquisa psicossociais, educação em saúde, atenção primária em saúde, divulgação e popularização da ciência, saúde nas fronteiras. Cria e desenvolve jogos e passatempos, tecnologias sociais educativas em saúde. Coordenadora regional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz, da Região Sul. Atualmente, coordena o setor de Extensão e Divulgação Científica e é Vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná)

Bárbara Coelho Neves

Professora Associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UNB). Doutorado em Educação pela UFBA. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Líder do Laboratório de Pesquisas em Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital). Coordena os projetos de pesquisa: Aplicações da inteligência artificial no contexto da educação; Política e Gestão da Educação. Inteligência Artificial .

Marilda de Souza Gonçalves

Pesquisadora Titular do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (FIOCRUZ/BA). Professora Associada da Pós-Graduação em Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-Doutorado na University of Pennsylvania – Estados Unidos. Doutorado em Genética e Biologia Molecular.  Pesquisadora Produtividade CNPq – Nível 2. Possui experiência na área de Hematologia e Genética, com ênfase em Biologia Molecular, atuando na área de interação da genética com marcadores hematológicos, bioquímicos e imunológicos, principalmente nos seguintes temas: doença falciforme, hemoglobina fetal, anemias, leucemias e saúde materno-fetal.

Gustavo Correa Matta

Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador em saúde pública do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (CIDACS) do Instituto Gonçalo Muniz da Fundação Oswaldo Cruz, Coordenador do Núcleo Interdisciplinar em Emergências em Saúde Pública (NIESP/CEE/FIOCRUZ), Coordenador da Rede Zika Ciências Sociais da Fiocruz, e membro da Coordenação do PRINT/CAPES/FIOCRUZ. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas e Planejamento em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: emergências e re-emergências em saúde, atenção primária em saúde, políticas e gestão do cuidado em saúde, e saúde global

Ana Regina

Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Piauí. Coordenadora da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD). Doutora em comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMEP). Pós-doutorado na Universidad de Sevilha. Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq _ Nível 2. Participa dos projetos de pesquisa: Negacionismo e desinformação: saúde e doença em tempos de pós-verdade, plataforma multidisciplinar de escuta social digital, combate à desinformação e promoção aos direitos difusos.