submissões

Onde lê-se: Os autores e/ou coautores devem estar inscritos no evento e ter efetuado o pagamento da respectiva taxa de inscrição, excetuando aqueles que obtiveram isenção;
Leia-se: No caso de o trabalho possuir mais de um(a) autor(a), pelo menos um deles deve estar inscrito(a) no evento e efetuar o pagamento da inscrição. Trabalhos aprovados sem ao menos um(a) autor(a) inscrita(a) serão excluídos dos anais.

“REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO COMPLETO”

Datas importantes

Templates para download

Diretrizes para autores

Eixos Temáticos

GT 1 - Educação e Desenvolvimento de Competências em informação para o enfrentamento a desinformação na Ciência e na Saúde;

Este GT acolhe trabalhos que apresentem e analisem conceitos, teorias e metodologias,  experiências e estratégias, no âmbito das ciências da Educação, da Informação e Comunicação e da Saúde que visem o enfretamento da desinformação, contemplando aspectos como: integridade da informação; educação midiática, informacional e digital; desenvolvimento de competências em informação; mediação da informação; processos formativos de estudantes e as práticas profissionais de professores e trabalhadores da saúde; atuação das instituições de ensino, pesquisa e saúde nos diversos níveis.

GT 2 - Divulgação e comunicação como estratégia de enfrentamento à desinformação em Ciência e Saúde;

Este GT acolhe trabalhos que apresentem e analisem conceitos, teorias e metodologias,  experiências e estratégia, no âmbito das ciências da Informação,  da Comunicação, da Educação e  da Saúde, que visem o enfretamento da desinformação, contemplando aspectos como: produção, disseminação, circulação e consumo de informações falsas sobre ciência e saúde em plataformas de mídia social; divulgação científica e popularização da ciência em diversos ambientes; análise crítica da mídia; percepção pública da ciência e tecnologia; sistemas e políticas de comunicação e informação; 

GT 3 - Desinformação e iniquidades em Ciência e Saúde;

Este GT acolhe trabalhos que apresentem e analisem conceitos, teorias e metodologias,  experiências e estratégia, no âmbito das ciências da Informação,  da Comunicação, da Educação e  da Saúde, que visem o enfretamento da desinformação, contemplando aspectos como: iniquidades e as interseccionalidades de classe, gênero, raça e sexualidades; Epistemologias antirracistas, saberes e conhecimentos de povos e comunidades tradicionais; Decolonialidade e Epistemologias do Sul; produção de desigualdades e territorialidades; ações afirmativas e antirracistas; discurso de ódio de raça e gênero; determinantes e determinação social da saúde; racismo algorítmico; mobilização e participação social.

GT 4 - Plataformização, Inteligência Artificial (IA) e Regulação Digital;

Este GT acolhe trabalhos que apresentem e analisem conceitos, teorias e metodologias,  experiências e estratégia, no âmbito das ciências da Informação,  da Comunicação, da Educação e da Saúde e de outros campos do conhecimento, que visem o enfretamento da desinformação, contemplando aspectos como: impactos da plataformização da economia e do avanço da Inteligência Artificial (IA) na sociedade;  diretrizes para uma regulação digital que equilibre inovação, direitos fundamentais e segurança jurídica; tecnopolítica e os modelos de negócios baseados em plataformas digitais; aplicações de IA em setores estratégicos (saúde, educação, justiça, política); riscos éticos e viés algorítmico; privacidade de dados; efeitos no mercado de trabalho;  concorrência e concentração de poder; marcos regulatórios nacionais e internacionais.

GT 5 - Temas Livres em Desinformação, Ciência e Saúde.

Este GT acolhe trabalhos que apresentem e analisem conceitos, teorias e metodologias, experiências e estratégia, no âmbito das ciências da Informação, da Comunicação, da Educação e da Saúde e de outros campos do conhecimento, que visem o enfretamento da desinformação, meio ambiente e negacionismos histórico e científico, que não estejam contemplados nos eixos anteriores ou por apresentarem forte abordagem interdisciplinar ou transdisciplinar.